Quando chegámos, ouvimos a história do Verdocas, do Piquinhos e do Gira gira. Nessa história foram-nos transmitidas algumas informações sobre o que se podia fazer e não fazer com o óleo. Seguidamente, vimos um filme sobre como aproveitar o óleo para produzir sabão. Verificámos que não é complicado produzir sabão!
Depois de vermos a apresentação, fomos para o exterior do Centro realizar a respetiva experiência.
Colocámos o material necessário em cima de uma mesa e iniciámos a nossa tarefa.
A receita do sabão caseiro é a seguinte:
- 250ml de óleo utilizado;
- 50 g de soda cáustica;
- 50ml de água quente;
- 15ml de detergente ou amaciador *;
- 25 ml de álcool*;
Devemos ter muito cuidado na utilização da soda cáustica, porque pode provocar queimaduras muito graves, pelo que não devemos realizar a experiência sem a presença de um adulto.
Começou por se aquecer a água numa cafeteira elétrica. Depois da água estar quente, misturou-se com muito cuidado a água com soda cáustica, a qual ao se dissolver, fez uma reação exógena, libertando-se algum vapor e gases.
Juntámos o óleo e, cada um de nós, mexeu a solução ao longo de 15 minutos. Depois de estar tudo bem dissolvido, juntámos o álcool para acelerar o processo de solidificação do sabão. Forrámos uma tampa da caixa de ovos e vertemos para lá o sabão, já um pouco mais pastoso.
Trouxemos para a escola o sabão que fizemos e vamos aguardar até o podermos desenformar.
Foi uma experiência muito enriquecedora, pois mais uma vez percebemos a importância do reciclar para termos um PLANETA MELHOR!!!
As turmas do 4º A E 4º B
Professoras Nídia Rega e Célia Duarte