quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

«A noite de Natal»


      
Era uma vez uma menina chamada Joana que vivia numa casa amarela muito grande, rodeada por um lindo jardim. Esta menina não tinha muitos amigos porque as crianças da sua idade faziam troça dela fazer casinhas para anões.
            Um dia a menina estava em cima do muro quando passou por lá um menino muito pobre, vestido com roupas remendadas. As duas crianças começaram a conversar e pela primeira vez a Joana tinha encontrado um amigo especial. A partir desse dia os dois amigos brincavam sempre juntos no
no jardim.
            Uma vez a Joana perguntou ao Manuel onde é que morava e onde brincava e ele respondeu que vivia numa cabana, no pinhal.
            Passado alguns dias, na casa da menina, começaram os preparativos para a festa de Natal. Primeiro fizeram a decoração da casa.
Na noite de Natal enfeitaram a mesa com os pratos e os copos especiais para as festas. Para o jantar a Gertrudes, a empregada lá de casa, preparou canja, bacalhau assado, peru, pudim de ovos, rabanadas e ananás. Enquanto a empregada preparava a comida a Joana perguntou-lhe se o Manuel também iria ter festa de Natal e presentes e ela respondeu-lhe que não porque ele era muito pobre.
A menina começou a pensar que não era justo ela ter recebido uma boneca, uma bola, uma caixa de tintas e muitos livros e o seu amigo não tinha recebido nem um presente.
Então, nessa noite, resolveu ir até à casa do menino levar-lhe um presente. Saiu de casa sem ninguém a ver e dirigiu-se para o pinhal onde vivia o seu amigo. Pelo caminho teve muito medo e ficou assustada com as sombras das árvores, mas a vontade de chegar à casa do Manuel era muito grande e por isso continuou a viagem. De repente, no céu, apareceu uma estrela muito brilhante, que a guiou pelo pinhal até chegar à cabana do seu amigo. Mas durante este percurso a menina encontrou os três reis magos, o Melchior, o Gaspar e o Baltasar, que também seguiam a aquela estrela.
Quando chegaram ao local onde a estrela parou viram o casebre todo iluminado com o brilho dos anjos. O Manuel dormia deitado nas palhinhas entre a vaca e o burro e os anjos rezavam ajoelhados no ar.
A Joana estava espantada porque afinal o seu amigo Manuel era o Menino Jesus.

                                          Texto colectivo dos alunos do 3º A do Centro Educativo sobre a
                                        história a noite de Natal” de Sophia de Mello Breyner Andresen