sexta-feira, 31 de dezembro de 2010


No dia dezasseis de Dezembro realizou-se a festa de Natal da nossa escola, no Salão Polivalente dos Pioneiros de Vendas Novas.
         Esta festa teve a participação dos alunos do 1º ciclo do Centro Educativo e dos alunos do 1º ano que estão na antiga escola número dois de Vendas Novas.
         Todas as turmas cantaram canções de Natal ensinadas pelas professoras de Música. A nossa turma cantou “A magia de Natal” juntamente com a outra turma de terceiro ano.
         A seguir fez-se o sorteio das rifas para o cabaz de Natal e o número sorteado foi para um primo do nosso colega José.
         Depois um aluno de cada turma entregou um presente aos representantes do Centro de Acolhimento de crianças Rui Salema de Alcácer do Sal porque a nossa escola organizou um projecto de Natal chamado “Natal Solidário”. Este projecto de solidariedade foi conseguido através da recolha de roupa e brinquedos que os alunos da escola trouxeram. A representante dessa instituição agradeceu e desejou um feliz Natal a todos.
         No final da festa o director do Centro Educativo agradeceu a colaboração dos pais na venda das rifas e na sua participação no projecto “Natal Solidário”. Depois chamou as professoras e funcionárias ao palco para cantarem uma canção de Natal.














Pelo S. Martinho os alunos do 3º A da professora Nídia, do Centro educativo, fizeram algumas pesquisas para recolherem provérbios alusivos a esta época do ano. Após a recolha cada aluno escreveu o seu provérbio numa castanha de cartolina e por fim fizemos um painel.




O livro “o espantalho enamorado” de Guido Visconti, que lemos durante o primeiro período, conta uma história de amor, vivido à distância, entre dois meninos-espantalho, o Gustavo e a Amélia.
Era uma vez um espantalho muito feliz que se chamava Gustavo e tinha muitos amigos, principalmente os pássaros, a quem ele devia espantar.
O Gustavo estava apaixonado por uma menina espantalho chamada Amélia que vivia no cimo da colina.
Eram os pássaros amigos do Gustavo que levavam as suas mensagens de amor à Amélia.
Um dia apareceu um caçador que veio caçar.
Ao vê-lo Gustavo começou a gritar:
- Inimigo à vista. E rapidamente todos os animais desapareceram como por magia, mas uma pobre codorniz não foi suficientemente rápida e o caçador disparou contra ela. Quando o caçador andava à sua procura o Gustavo viu que a codorniz estava no seu bolso. O caçador tirou o seu cachecol do pescoço porque estava com calor, enrolou-o no braço do Gustavo, e foi-se embora à procura da codorniz.
A codorniz saltou do bolso do Gustavo e disse:
- Obrigada Gustavo!
- De nada. Disse ele muito feliz.
O Gustavo pediu à codorniz que levasse o cachecol até à Amélia e foi
o que ela fez.
A codorniz foi voando até à colina e entregou o cachecol à Amélia.
O caçador tinha voltado e queria o seu cachecol de volta porque estava cheio de frio. Depois tirou o chapéu ao Gustavo e tentou tirar-lhe o casaco, mas os animais lançaram-se ao ataque fazendo-o cair.
Então o caçador arrancou o Gustavo, pegou nele e foi subindo a colina com os animais atrás dele até que chegaram ao pé da Amélia. O caçador pousou-o mesmo ao lado dela, tirou-lhe o cachecol e foi-se embora. Os dois espantalhos casaram e foram felizes para sempre.

Texto  colectivo dos alunos do 3.º A da prof. Nídia - Centro educativo



No 1º período, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, lemos a história «O espantalho enamorado». Alguns alunos construíram espantalhos em casa, com a ajuda dos pais / encarregados de educação e ficaram muito engraçados!



quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

«A noite de Natal»


      
Era uma vez uma menina chamada Joana que vivia numa casa amarela muito grande, rodeada por um lindo jardim. Esta menina não tinha muitos amigos porque as crianças da sua idade faziam troça dela fazer casinhas para anões.
            Um dia a menina estava em cima do muro quando passou por lá um menino muito pobre, vestido com roupas remendadas. As duas crianças começaram a conversar e pela primeira vez a Joana tinha encontrado um amigo especial. A partir desse dia os dois amigos brincavam sempre juntos no
no jardim.
            Uma vez a Joana perguntou ao Manuel onde é que morava e onde brincava e ele respondeu que vivia numa cabana, no pinhal.
            Passado alguns dias, na casa da menina, começaram os preparativos para a festa de Natal. Primeiro fizeram a decoração da casa.
Na noite de Natal enfeitaram a mesa com os pratos e os copos especiais para as festas. Para o jantar a Gertrudes, a empregada lá de casa, preparou canja, bacalhau assado, peru, pudim de ovos, rabanadas e ananás. Enquanto a empregada preparava a comida a Joana perguntou-lhe se o Manuel também iria ter festa de Natal e presentes e ela respondeu-lhe que não porque ele era muito pobre.
A menina começou a pensar que não era justo ela ter recebido uma boneca, uma bola, uma caixa de tintas e muitos livros e o seu amigo não tinha recebido nem um presente.
Então, nessa noite, resolveu ir até à casa do menino levar-lhe um presente. Saiu de casa sem ninguém a ver e dirigiu-se para o pinhal onde vivia o seu amigo. Pelo caminho teve muito medo e ficou assustada com as sombras das árvores, mas a vontade de chegar à casa do Manuel era muito grande e por isso continuou a viagem. De repente, no céu, apareceu uma estrela muito brilhante, que a guiou pelo pinhal até chegar à cabana do seu amigo. Mas durante este percurso a menina encontrou os três reis magos, o Melchior, o Gaspar e o Baltasar, que também seguiam a aquela estrela.
Quando chegaram ao local onde a estrela parou viram o casebre todo iluminado com o brilho dos anjos. O Manuel dormia deitado nas palhinhas entre a vaca e o burro e os anjos rezavam ajoelhados no ar.
A Joana estava espantada porque afinal o seu amigo Manuel era o Menino Jesus.

                                          Texto colectivo dos alunos do 3º A do Centro Educativo sobre a
                                        história a noite de Natal” de Sophia de Mello Breyner Andresen

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A festa de Natal

                No dia 16 de Dezembro, à tarde fomos fazer a nossa festa de Natal. Começou pelos apresentadores falarem um pouco sobre o significado da festa e a sua finalidade.
                Logo depois, e por anos de escolaridade começaram as canções sobre o Natal. Estas foram orientadas pelos professores de música.
                Alguns alunos do 4º ano leram uma poesia intitulada “ Vem aí o Natal”.
                Quase a terminar a festa, houve ainda a entrega de brinquedos e de roupas oferecidas pelos alunos / pais relacionadas com o projecto “Natal Solidário”. Estes brinquedos e roupas foram entregues à representante da instituição Centro de Acolhimento Ruy Salema, situada em Alcácer do Sal.
                Logo depois iniciou-se o sorteio de Natal, finalizando com a canção “A todos um Bom Natal”.

Alunos 4º B

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Festa de Natal

A nossa escola vai fazer uma festinha de Natal no dia 16 de Dezembro, pelas 15:00 horas, no Salão Polivalente dos Pioneiros de Vendas Novas.
Agradecemos a colaboração da Câmara Municipal de da Associação do Grupo de Danças e Cantares "Os Pioneiros de Vendas Novas".
Venham à Festa!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Natal solidário

A nossa escola está a proceder à recolha de roupas e brinquedos para entregar a uma instituição  social.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Os ecobags chegaram à nossa escola

Os ecobags chegaram à nossa escola

No dia vinte e nove de Novembro na nossa escola, que é o Centro Educativo, houve uma pequena cerimónia de entrega dos ecobags pela câmara municipal.
         - Sabem para que servem os ecobags?
Os ecobags servem para guardar materiais recicláveis como papel, cartão, plástico e metal.
Para a nossa escola foram distribuídos quatro pares de ecobags (quatro ecobags amarelos e quatro ecobags azuis).
O pré – escolar ficou com dois pares e o primeiro ciclo outros dois pares.
Alguns alunos fizeram uma pequena demonstração para sabermos que no ecobag amarelo devemos colocar o plástico e o metal e no azul devemos colocar o papel e o cartão.
Assim a nossa escola vai ajudar a preservar e o ambiente, reciclando os materiais.

                                                                               Alunos do 3.º A da Escola Básica de Vendas Novas nº 2 (Centro Educativo)




quarta-feira, 17 de novembro de 2010

FEIRA DE S. MARTINHO

Era dia 10, estávamos todos muito entusiasmados, porque no dia seguinte, dia 11 ia haver uma feira de S. Martinho na nossa escola e os nossos familiares estavam convidados.
Na Biblioteca Escolar, ajudámos a preparar a actividade “Castanhas com Poesia”. Fizemos rolinhos com o poema “O Homem das Castanhas “ escrito pelo poeta Ary dos Santos e que é cantado por Carlos do Carmo. As poesias foram postas dentro dos cartuchos das castanhas e distribuídas aos convidados da feira.
Finalmente chegou o dia de s. Martinho. Tal como fala a lenda, estava um dia espectacular. O céu estava azul e o sol aquecia.
Graças a colaboração dos nossos pais, a nossa feira tinha muitos produtos a vender:
frutos, hortaliça, bolos, sumos, salgados, a quermesse e não nos podemos esquecer da nossa banca das castanhas.
Muito público visitou a nossa feira e não conseguimos resistir à tentação de fazer algumas entrevistas para registar as diferentes opiniões.
A nossa feira foi muito animada. Foi um êxito!

Agradecemos a colaboração de todos.
Venham na próxima festa  
Autoras:
Beatriz Candeias, Maria Constança, Cátia Rocha

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Feira de S. Martinho




No dia 11 de Novembro vamos fazer uma feira de S. Martinho no Centro Educativo e na Extensão junto à Casa do Povo.
Venham à feira e tragam um amigo!